fbpx

Você, um apaixonado por vinhos, certamente já se perguntou qual é o melhor vinho, e porque não saber qual o vinho mais famoso da Itália.

Viajar para o exterior é sempre uma forma de nos aprofundarmos em conhecimentos, concorda?

Porque é uma experiência única, onde temos um tempo maior para estudarmos in loco, portanto, de nos perguntarmos sobre a origem das coisas.

E muitas são as descobertas realizadas em uma viagem, ainda mais se o vinho estiver como um dos temas presentes.

Agora, voltando para a fama de um vinho. Certamente ela pode ser medida de várias maneiras, por exemplo, baseada em sua reputação, reconhecimento mundial e por que não na sua história?

Qual o vinho mais famoso da Italia

A Itália é um verdadeiro livro de histórias. Em cada região, provincia, comune e borgo, sempre haverá uma narrativa fascinante. Semelhante quando relacionamos, portanto, o vinho à história de qualquer local daquele país, é algo que, tampouco, não nos surpreenderá.

E assim, quando falamos em fama, reputação, torna-se impossível não associar.

Agora, se eu o deixei curioso (a) em saber, qual o vinho mais famoso da Itália, fique tranquilo, porque neste exato momento eu irei te revelar.

Mas já de antemão, eu posso te dizer que é mais de 1 (um), onde talvez, os dois primeiros que serão citados abaixo, fiquem numa posição de troca, ou seja, em algumas situações o segundo é o primeiro e vice e versa:

 1- Chianti DOCG

Atributos: história, legado antigo, famiglia Medici, uma das denominações de origem mais antigas do mundo. A uva Sangiovese é a principal e reina, mas há autorização do Consorzio di Tutela, para a inclusão de outras uvas locais serem utilizadas no corte (ou blend) de um vero vinho Chianti.

2- Barolo DOCG

Atributos: história, nobreza (Casa di SavoiaConde de Cavour, Juliette Colbert di Maulévrier, conhecida como Marquesa de Barolo), terroir único, onde a uva Nebbiolo é a rainha imperante e exclusiva (dentro do Consorzio e classificação DOCG disciplinar) e só se permite a uva Nebbiolo na composição de um autêntico Barolo DOCG.

Outros 3 (três) apontados como “o vinho mais famoso da italia)

3- Brunello di Montalcino DOCG

Atributos: história mais atual (século XIX), onde a Sangiovese nas mãos do fazendeiro Clemente Santi, que isola uma parte de sua plantação criando, assim, uma Sangiovese clone, com mais espessura de casca, e portanto, com mais concentração de taninos. Certamente o mais famoso vinho de guarda da Toscana.

4- Amarone della Valpolicella DOCG

Atributos: a lendária Strada del Vino Valpolicella, Patrimônio Unesco, corte de uvas autóctones daquela região (província di Verona). Uvas principais: Corvina, Corvinone, Rondinella e Molinara e outras locais permitidas pelo Consorzio di Tutela na composição de um vinho Valpolicella. Método clássico de appassimento.

5- Prosecco DOC/ DOCG

Atributos: um espumante particular do norte da Itália, principalmente do Vêneto (província de Treviso) e Friuli Venezia Giulia, elaborado sobre o método Martinotti-Charmat, com a uva Glera. Um Prosecco também pode receber em seu corte, 15% de outras uvas autorizadas pelo Consorzio, desde que mantenha em seu percentual mínimo 85% da já citada, uva Glera. 

Aposto que agora despertei a sua curiosidade. Escolha pelos atributos que te chamaram mais a atenção e aprecie um dos melhores vinhos da Itália com toda a alegria, mas sem se esquecer da moderação.

Arrividerci!

Vanda Meneguci – Sommelière Italiamais