fbpx

Uma informação que gera curiosidade entre o mundo da história, geografia, ciência e pelos apaixonados pela vitivinicultura

Você sabe quando o assunto é importante quando ele sempre volta a ser comentado. Uma recente pesquisa nos traz à tona a informação de que a origem da vinha e do vinho data de 11 mil anos atrás. 

Uma equipe internacional de pesquisadores realizou uma verdadeira façanha através de uma análise genética com mais de 3.000 amostras de variedades de vinhas.

Chegando a conclusão de que o cultivo das uvas classificadas como vitis viníferas nasceu não só de um, mas de dois eventos simultâneos de domesticação.

O primeiro, ocorrido no oeste da Ásia e o segundo no sul do Cáucaso.

Quando que surgiu o vinho? A pesquisa

Deve-se entender, primeiramente a domesticação da vinha e do vinho e que o vinho de mesa é também parte disso, remontando há 11 mil anos de história.

E essa história surge após um evento de glaciação ocorridos na Ásia Ocidental e o outro no Cáucaso Meridional.

O estudo foi notificado pela prestigiada revista Science e está correndo o mundo e os veículos relacionados ao mundo dos vinhos. E este grande trabalho contou com uma grande contribuição da Italia.

Sobretudo não se pode esquecer que a Italia é uma fonte de contribuição importantíssima em toda história da vitivinicultura através de séculos. Leia mais sobre a vitivinicultura da Italia

Conduzidas por grupos internacionais, portanto, pela Universidade Agrícola Chinesa de Yunnan, pelo Laboratório Estadual de Genomica Agricola de Shenzhen e pela Academia de Ciências de Pequim.

Em colaboração com as universidades de Milão a MilanoBicocca e Mediterranea di Reggio Calabria e com o Instituto de Biociências e Biorecursos (Cnr-Ibbr) de Palermo.

Antes de mais nada é importante salientar que esta é a maior análise genética realizada neste setor, em outras palavras, que reuniu 3.000 amostras de castas.

Inclusas também, algumas de coleções particulares e de material antes nunca documentado em outras análises para esses mesmos fins.

A origem da vinha e do vinho data de 11 mil anos atrás. O resultado da pesquisa

Segundo o estudo, o cultivo da uva para vinhos (vitis vinífera) não nasceu de uma única fase de domesticação da variedade silvestre, que ocorreu apenas nos solos no Cáucaso.

Porém esses tais 2 eventos de domesticação são dois e contemporâneos, em suma, 11 mil anos atrás em concordância com o advento da agricultura.

Além disso, eles mesmo são datados de 4.000 anos após do que se acreditava até agora.

Os pesquisadores da Cnr-Ibbr di Palermo explicam que embora a domesticação no Cáucaso Meridional esteja associada às primeiras vinificações, a origem na Europa surge do cruzamento entre as vinhas selvagens desta região e das uvas domesticadas do Oriente próximo.

Ocasionalmente utilizadas para o consumo in natura (uvas de mesa), estabelecendo assim, quatro grandes grupos de vinhas cultivadas na Europa ao longo das rotas imigratórias do homem.

Vantagens da pesquisa

  • O DNA do progenitor das uvas selvagens foi comparado com o das de cercas de 3.000 amostras coletadas, em todo o mundo.
  • Identificou-se alguns genes relacionados com o sabor, cor, textura das uvas que poderão ajudar os enólogos a melhorar a produção e tornar as castas atuais mais resistentes às alterações climáticas.
  • Logo o  resultado está ligado ao futuro da biodiversidade do vinho italiano.
  • Foi demonstrado que o aumento das trocas comerciais, conforme sublinhou o Cnr-Ibbr, favoreceu o comércio de cultivares superiores entre as regiões da Eurásia.
  • Um elemento analogamente evidente para as italianas, que compartilham de três ou mais relações genéticas com outros cultivares.
  • E por último, todas essas pesquisas lançaram as bases para um estudo definitivo sobre a história genealógica de inúmeras variedades.

Depois de ler fatos tão incríveis porque não provar um bom vinho italiano? Na semana do consumidor temos indicações de grandes ofertas de nossos vinhos em nossos clientes parceiros. Como é o caso do Primitivo di Manduria Priscus!

Até a próxima matéria!

Vanda Meneguci – Marketing / Sommelière – Italiamais

Fonte: https://www.gamberorosso.it/notizie/notizie-vino/ricerca-origine-vino-unidicimila-anni-rivista-scienze/