fbpx

Benvenuta Primavera

 

Eu simplesmente adoro os dias mais claros, a estação das luzes e cores. E é por isso que te faço um convite para conhecer seis vinhos italianos para deliciar a primavera, que é a estação dos dias em que a claridade desponta mais cedinho em nossa janela.

Enquanto no hemisfério norte os enófilos se preparam para viver os dias mais frios do ano, felizmente nós, aqui, no hemisfério sul, brindamos o período dos dias mais quentes.

E assim quem reina é ela, a nossa tão amada estação primavera. Na estação mais colorida do ano, os nossos vinhos podem ser brancos, rosés e porque não vinhos tintos?

Tudo leva em conta o momento, a experiência e mais ainda, a lembrança de que vivemos em um país tropical, sendo assim, até mesmo na época mais quente do ano, podemos receber dias de temperaturas mais frias.

Seis vinhos italianos para deliciar a primavera

Neste ponto da postagem você já deve estar curioso, correto? Então não vou mais te fazer esperar. Afinal, a proposta é ser alegre e muito mais do que isso, é ser vibrante e feliz. Onde a presença de aromas frutados e a boa acidez trazem à tona toda a essência dos vinhos da primavera

Vou te indicar seis vinhos italianos para deliciar a primavera. Encantadores por inúmeros motivos, dessa forma o despertar das cores límpidas e brilhantes de cada rótulo apresentado nesta pequena seleção, fará você também apostar nesta ideia. E mais ainda, porque são todos eles vinhos de muita qualidade.

Quanto aos motivos, certamente que alguns são percebidos a olhos vistos, outros, simplesmente pelo seu coração, mas de fato, o seu olfato e principalmente o seu paladar, reconhecerão tudo isso.

Preparado para conhecer essas delícias. Os vinhos da primavera?

OS VINHOS BRANCOS PARA A PRIMAVERA  

Um estilo refrescante para os dias mais quentes, são eles sim, os saborosos vinhos brancos. E aqui seguimos com uma dupla de vinhos de aromas frescos e frutados, que tendem a combinar com a alegria e frescor típicos da primavera.

Palmento Inzolia Sicilia DOC tem a mineralidade que combina com a chegada da beleza desta estação, trazendo flores, frutas como limão siciliano, ervas frescas e frutas tropicais.

Pense em uma tábua de frios, mariscos, crustáceos e em comidas frescas, e aqui, não podemos nos esquecer que estamos falando de um vinho branco de clima mediterrâneo.

Gavignano Chardonnay Toscana IGT é um vinho branco da Italia Central, da bela região da Toscana. Tem cor vibrante,  aroma de frutas brancas. E claro, a uva Chardonnay trazendo claramente as notas de pêssegos, maça e abacaxi.

Um belo vinho que pede uma boa gastronomia, peixes e comidas orientais, por exemplo (clique aqui para saber sobre harmonização com peixes) além de queijos como brie, saladas com molhos ricos.

O VINHO ROSÉ PARA A PRIMAVERA  

Entre seis vinhos italianos para deliciar a primavera um bel rosato não pode ser deixado de lado. Castelforte Rosato Veneto IGT tem a delicadeza e a cor que remete a felicidade. E ela (a felicidade) pode ser assim!

Dos mesmos produtores dos famosos Casa Lunardi, ele este vino rosato é delícia pura. Um corte das uvas Merlot, Raboso e Cabernet, trazendo aromas de romãs, rosas e morangos frescos. Acrescente um morango fresco na taça e o beba ou o sirva bem geladinho!

OS VINHOS TINTOS PARA A PRIMAVERA

E porque não apostar em vinho tintos também? A verdade é que a estação das cores também combina com vinhos tintos mais leves e frutados. Tenho aqui, três ótimas opções para te sugerir:

Você já experimentou um vinho Syrah da região da Sicilia? Palmento Syrah Sicilia DOC traz a linda cor da casta Syrah, mas que em climas mediterrâneos ascende notas de lavanda e de frutas pretas (amoras e ameixas). Vinho tinto de médio corpo, jovial e de muito frescor no paladar.

Outra sugestão é o vinho Dolcetto, que é um verdadeiro clássico da região do Piemonte, um vinho tinto de caratér jovial, frutado e bem leve. Umberto Fiore Langhe Dolcetto DOC, este tinto de coloração límpida e mais clara, cujo os aromas lembram marmelo, ameixas, frutas vermelhas e amendôas. Ótimo para acompanhar lanches frios com presuntos.

E finalmente chegamos no vinho Aglianico, a uva tinta de cultivo milenar. Janare Aglianico Benevento IGP traz características típicas de seu território, rico em solos vulcânicos, trazendo notas de cerejas, figos e mel. Frutado e de muito frescor. Pensa em uma pizza veramente napolitana. Agora você tem aqui o vinho emblemático para acompanha-la.

Te desejo uma excelente primavera repleta de cores, de dias felizes e de bons vinhos italianos para você!

 

Vanda Meneguci

Vanda Meneguci – Sommelière Italiamais