Vamos desvendar neste guia os segredos para você melhorar a sua experiência em harmonizar vinho com peixe
Guia para harmonizar vinho com peixe
Devemos pensar em primeiro lugar, que toda harmonização depende do equilíbrio e a sensação de conexão do vinho com o prato, porém, harmonizar vinho com alimentos não consiste apenas a emparelhar a comida com a bebida, mas sim em uma combinação de contexto, pessoas, ambiente e por fim: pratos e vinhos.
Os vinhos dependem de informações como o tipo de uva, graduação alcoólica e temperatura ideal para a bebida para entender a estrutura e complexidade. Geralmente ouvimos dizer que vinhos brancos harmonizam melhor com os pratos de peixe, porém neste guia, vamos mostrar também uma opção de vinho tinto, para uma determinada espécie de peixe.
Já para os peixes, tenha na ponta da língua informações sobre a espécie do peixe e a forma como o peixe será preparado. Neste guia nós vamos harmonizar vinho com as espécies de peixes mais comuns na sua rotina de consumo: Salmão, Tilápia (Saint Peter), Merluza, Linguado, Atum e Bacalhau. Escolhemos essas espécies pois todas oferecem benefícios à sua saúde, junto a prazeres de sabor quando harmonizados com vinho.
1 – Guia para harmonização de vinho com Salmão:
O Salmão é um peixe de carne alaranjada, de sabor característico e marcante. A textura do salmão é macia e aveludada, geralmente os pratos de salmão são feitos grelhados ou assados com temperos leves, para valorizar o sabor do peixe. Também é comum consumi-lo cru em restaurantes japoneses na forma de sushi, sashimi e temaki. Para a harmonização de salmão com vinho considere o salmão em filé, o lombo ou medalhão. Conecte os sabores do salmão com o vinho italiano Vila Travignoli Rosé IGT; O vinho rosé e o salmão harmonizam perfeitamente, e a cor rosada do vinho combina com a cor alaranjada do salmão. Certamente você irá impressionar os seus convidados ao servir um belo rosé da Toscana, junto a um prato de salmão.
2 – Guia para harmonização de vinho com Tilápia (Saint Peter)
A Tilápia, também conhecida como Saint Peter, é um tipo de peixe leve, sem espinhos e de fácil preparo. A tilápia está presente no cardápio do seu restaurante? Então leia uma dica para valorizar o prato de tilápia com harmonização de vinho.
A uva Pinot Grigio certamente é a opção mais adequada para harmonizar com a Tilápia (Saint Peter), seja em filé ou em pedaços. Na harmonização escolha o vinho branco italiano Casa Lunardi Pinot Grigio, um clássico vinho branco italiano produzido no Veneto, com uma relação excepcional de custo-benefício, visto que o vinho apresenta um paladar fresco, frutado e de boa acidez, que, combinado ao Saint Peter, libera uma sensação de prazer e sabor do começo ao fim da experiência de quem degusta. Além do branco, nós vamos harmonizar o vinho tinto Casa Lunardi Merlot com o filé de tilápia (saint peter), por ser um vinho tinto frutado e bem equilibrado você não corre o risco de criar uma sensação metálica no paladar.
3 – Guia para harmonização de vinho com Merluza:
O filé de Merluza grelhado é um clássico das refeições Brasileiras, por ser um peixe leve certamente harmoniza com a uva Sauvignon Blanc. O vinho branco italiano Casa Lunardi Sauvignon Blanc é a escolha certa para acompanhar um belo filé de merluza grelhado pois é um vinho vívido, fresco, frutado e de boa acidez que quando somado ao peixe transmite uma sensação de conexão e harmonia entre a comida e o vinho
4 – Guia para harmonização de vinho com o peixe Linguado:
O filé de Merluza grelhado é um clássico das refeições Brasileiras, por ser um peixe leve certamente harmoniza com a uva Sauvignon Blanc. O vinho branco italiano Casa Lunardi Sauvignon Blanc é a escolha certa para acompanhar um belo filé de merluza grelhado pois é um vinho vívido, fresco, frutado e de boa acidez que quando somado ao peixe transmite uma sensação de conexão e harmonia entre a comida e o vinho
5 – Guia para harmonização de vinho com Atum:
O atum é um peixe utilizado na culinária de todo o mundo, visto que é uma espécie facilmente reprodutiva em cativeiro. Você pode escolher entre cozinhar, assar ou comer cru (em sushi, sashimi e temaki). Como o atum é um peixe mais encorpado, recomendamos a harmonização com vinhos da uva Chardonnay, um vinho branco de mais corpo como o Gavignano Chardonnay IGT, um vinho branco italiano da Toscana muito bem encorpado, de sabor agradável e acentuado. O Gavignano Chardonnay IGT apresenta notas de frutas brancas, é seco e persistente.
6 – Guia para harmonização de vinho com Bacalhau:
Bacalhau não é uma espécie de peixe, na verdade o nome de bacalhau é dado a peixes que passam por um processo específico de salga. Diversas espécies do gênero Gadus podem ser prensadas para que toda a água do peixe seja retirada, dando início à salga do bacalhau. O resultado é um peixe extremamente salgado, que antes de ir ao forno, deve ir à água para retirar o excesso de sal do peixe
Por ser um peixe mais estruturado, nós recomendamos um vinho branco também de bom corpo. O Gelso Bianco Fiano IGT é a escolha certa para a harmonização com o bacalhau, pois apresenta características de um vinho branco gourmet encorpado, com riqueza aromática e um paladar inigualável.
Harmonizar vinho com peixe é uma prática muito agradável, e com o tempo você aprende a desenvolver o seu paladar para novas experiências. Faça o teste, busque o conhecimento com as referências no mundo do vinho e use novas combinações. Experimente, pesquise, faça testes e experimente. Os resultados são prazerosos e podem surpreender você, sua família e amigos.
Você gostou deste guia para harmonizar vinho com peixe?
Que tal acessar agora um e-book sobre a Harmonização de Fondue com Vinhos?
Trackbacks/Pingbacks