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Hoje em dia receber clientes em seu restaurante e atendê-los bem é sinal de que você e sua equipe estarão no processo de melhoria contínua. E com isso sempre vem a pergunta: Como desenvolver um atendimento de qualidade no seu restaurante?

Afinal, não é o preço de um produto que define qual a empresa ou o estabelecimento comercial. O que conta é a por fim é a  experiência gastronômica, ou seja, hoje em dia o cliente é o principal influenciador que se torna leal a marca, indica novos clientes e sempre irá conseguir fazer aquela comemoração em família de uma forma mais festiva ou a comemoração da empresa. Aonde? É claro que seu estabelecimento!

De acordo com dados de mercado, mais de 61% dos consumidores acreditam que um atendimento de qualidade é mais importante que qualidade ou mesmo bom preço.

Assim, separamos algumas dicas para melhorar o atendimento do seu estabelecimento de forma leve e gradual.

Qual a importância de oferecer um atendimento de qualidade?

Primeiramente suponha que um cliente comprou uma refeição em um dos aplicativos que seu estabelecimento opera e está com dúvidas sobre como detalhar o pedido, em suma, se o prato principal é ao ponto ou bem-passado. Ele envia um e-mail, manda uma mensagem nas redes sociais, tenta até ligar no único número de telefone disponível. E ninguém responde.

Agora, no estabelecimento da concorrência, a mesma pergunta é um campo na própria ficha do pedido, que deve ser enviada à cozinha em instantes. Adivinha o que o novo cliente faz? O cliente escolhe por quem irá atendê-lo com qualidade e eficiência. Em outras palavras, hoje é o consumidor decide por quem o atende melhor e isso em uma empresa específica.

 

Como está o seu tempo de atendimento no Delivery e no Whatsapp?

Constantemente as pessoas vivem com pressa, algo que acontece frequentemente, sendo um dos principais problemas da sociedade moderna, portanto, o seu  estabelecimento deve possuir e finalmente calcular  com frequência o Tempo Médio de Atendimento ao cliente (TMA). Adote medidas para reduzir esse tempo, mensure semanalmente e avalie.

 

Pesquisas de satisfação

Como desenvolver um atendimento de qualidade no seu restaurante? Da mesma forma que você adotar mecanismos de pesquisas de satisfação com seus clientes. Igualmente são ambos mecanismos importantes fontes de conhecimento sobre como está a qualidade do seu atendimento e implantar novidades em sua gestão.

Afinal é muito melhor ter Lover @suamarca do que ter detratores. Além de ser uma revolução nos feedbacks dos seus clientes. Fará com que a gestão entenda cada ponta do atendimento e realize ações mais personalizadas com cada um

Comunicação humanizada

O tratamento que o cliente recebe, quando precisa falar com sua equipe de atendimento da sua empresa deve ser exemplar e isso inclui profissionais que:

  • sejam treinados e capazes de resolver a questão,
  • demonstram boa vontade,
  • oferecem um atendimento empático, se colocando no lugar do cliente,
  • tenham iniciativa e pro atividade.

Todo mundo já passou pela experiência de precisar lidar com atendentes desanimados, sem interesse em ajudar você a resolver sua questão. Você não deseja isso para os consumidores da sua marca, correto? Então faça completamente diferente.

Implemente o omnichannel

Adote o Omnichannel, que é uma estratégia que tem como objetivo a integração de diversos canais de atendimento ou vendas, usados pela empresa. O grande objetivo é oferecer a mesma experiência de atendimento em todos os canais de acesso ao seu estabelecimento.

Dados de mercado mostram que 75% dos consumidores esperam uma experiência consistente independente do canal escolhido para o relacionamento com a marca. Além disso, a taxa de retenção de clientes chega a 89% nas empresas com estratégias mais fortes de engajamento de clientes omnichannel.

Entre os canais que podem ser considerados para uma estratégia como esta estão:

  • e-mail,
  • telefone,
  • FAQ,
  • chat (chatbots com Inteligência Artificial. ),
  • redes sociais,
  • loja virtual,
  • loja física, entre outras.
  • Considere também o autoatendimento(apps)

Use a tecnologia a seu favor

Por exemplo, para colocar tudo isso em prática e alcançar o atendimento de qualidade, a sua empresa vai precisar de um software de atendimento ao cliente que permita gerir todas as ações que descrevemos até aqui, desde:

  • histórico do cliente,
  • ferramentas de autoatendimento,
  • pesquisas de satisfação,
  • chatbots com inteligência artificial,

A tecnologia não pode ficar de fora da sua estratégia e da gestão da qualidade no atendimento ao cliente, uma vez que é tão presente na vida do seu consumidor.

Por que é crucial para seu negócio contar com novas posturas de atendimento?

Investir em aprimorar o seu atendimento ao cliente trará retornos positivos não apenas para os colaboradores e os lucros da sua empresa, como também permitirá que seus clientes se sintam ainda mais satisfeitos pela experiência de compra que tiveram.

Acima de tudo é importante implementar essas medidas e veja como o bom atendimento com os clientes pode trazer benefícios essenciais para seu negócio.

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